Pesquisar no site


Carlos Rossini Jornalista

02/09/2022 15:59
AS PINTURAS INCONFUNDÍVEIS DE ENRIQUE ARAVENA
 
Natural do Chile, Enrique Aravena gostava de pintar desde criança na escola como um dom natural. Com a mulher e dois filhos, mora em Ibiúna há 38 anos, onde tem um grande estúdio de arte.
Não saberia dizer exatamente o número de quadros que já pintou e, talvez, nem ele, porque se dedica a essa forma de expressão com notória prodigalidade.
Tive o privilégio de receber dele um quadro que se encontra na parede da sala de minha casa e que provoca meus olhos cada vez de um modo diferente quando miro em sua direção. 
Entendo que essas variações se devam às três formas femininas compostas com um colorido encantador, e talvez haja mais mulheres ocultas na tela, que se modificam dependendo da luz ambiental do momento – janela aberta ou cortinas fechadas ou a luz acesa. 
Nos últimos anos, Aravena dá vazão à sua criatividade estética usando tinta acrílica aplicada com espátula. 
Assim, ganham vida na tela, São Francisco e uma pomba no ombro, a mulher acariciando um cão, o rosto de mulher com um imenso nariz enraizado na testa, violinista tocando para a sua amada, flautista, falconeiro, um gato, três homens jogando baralho e tantos outros.
Também cria obras monumentais, como o quadro Parque Infantil, com 2,5 de altura por 6 de comprimento, tinta aplicada sobre lona, em três partes que se juntam e formam o conjunto numa reverência à alegria natural das crianças.
Aravena é um artista internacional. Suas obras se encontram em vários países, como México, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Espanha.
Em qualquer lugar do mundo onde se vê uma pintura dele, e nem é preciso ter expertise em arte, se reconhecem seus traços, únicos e inconfundíveis.
Os sentimentos que suas pinturas originais despertam nas pessoas fazem com sua assinatura tenha o valor que merece.