Almas desvendadas
Para o escritor francês Marcel Proust (1871-1922), uma pessoa nunca é um ser imóvel com qualidades, defeitos, projetos e intenções, mas se constitui numa “sombra em que não podemos jamais penetrar, para a qual não existe conhecimento direto...”. Essas palavras explicitam alguns aspectos da arte do artista plástico chileno radicado no Brasil Enrique Aravena.
O seu trabalho apresenta duas facetas: a mais figurativa e a abstrata, sendo que esta última parece ser decorrência da primeira. Isso pode ser visualizado pela forma como o artista trabalha com as massas de cor e texturas. Ao compor certas imagens, o que mais capta a atenção do observador não é o objeto retratado, mas a maneira como se atingiu aquele resultado.
A partir desse ponto, o caminho para a abstração está aberto, pois ocorre de maneira consciente quando o pintor percebe que a sua linguagem pictórica independe do objeto retratado, estando mais voltada para as diversas formas de atingir o resultado desejado, seja pintando uma mulher ou uma composição de cores e formas sem referencial concreto.
Ao pintar mulheres com flores ou plantas ou homens com galos, Aravena revela traços próximos ao expressionismo e uma capacidade significativa de desvendar almas. É o que ocorre em trabalhos como Advogado, no qual o comportamento profissional reservado parece vir à tona na imagem.
Crianças, equilibristas e figuras maternas convivem nessa busca constante por desvelar elementos reveladores do ser humano. O artista, portanto, não se preocupa em seguir referentes concretos. Seu desafio é transformar aquilo que carrega de experiência, emoção e talento em imagens que não deixem o público indiferente.
Aravena tem como principal característica justamente a dos artistas que buscam em mesmos – e não nos outros – a essência de seu trabalho. Por isso, figuras de pessoas ou de animais têm o mesmo peso estético. Estão lá como seres prontos a serem dissecados pelos observadores.
A tela abstrata, a imagem de um gato ou a de uma cena cotidiana têm o mesmo valor no sentido de que a sua proposta é a de interrogar o mundo, não a de oferecer respostas prontas. Estão ali para inquietar – e isso é feito com domínio técnico e o progressivo desenvolvimento de uma estética cada vez mais pessoal.
Como bem alerta Proust, se é impossível o conhecimento direto de uma pessoa, o mesmo vale para a arte de qualidade. A pintura de Enrique Aravena não oferece um correspondente simplista ao real, mas, ao estabelecer diferenças entre o mundo tangível e o por ele representado, oferece a todos a possibilidade de revisitar os próprios valores.
Com traços firmes e inegável capacidade de ler almas, Aravena persiste a nos indagar o significado das pessoas, das coisas e da vida. Nesse exercício constante, só tem um compromisso: o de manter elevada a qualidade da sua arte, pois é dela que extrai a sua rica visão de mundo.
Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil) e é autor de Contando a arte de Ranchinho (Noovha América) e Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus (Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).
ARAVENA
El crecimiento, posee un efecto de atracción, solo comparable, con el hambre, si hemos tenido la formación correcta y en la vida he conocido a insignes artistas, escritores, músicos y poetas, arquitectos y escultores, que impresionan, por esa dualidad de vida que normalmente llevan, por ese sincronismo con la naturaleza y la sensibilidad a flor de piel. Nos hemos paseado, por el Rafael y el Da Vinci, por el panteísmo y sus deidades, pero también por la perfección del Galileo y mas recientemente por Copérnico, pero cuando nos adentramos en el pensamiento e interpretación de la conducta de un artista, al observar su obra, podemos especular y tenemos que especular, es casi obligatorio hacerlo, para poder entender esa cercanía a lo sublime que adorna a esta casi extinta clase de seres humanos, cuya delicadeza les aleja de nosotros y no permite tocarlos sin el uso de címbalos de dedos.
Aristóteles les dió un puesto en la sociedad, en la politeia, tal vez sin entender que ellos no tienen puesto alguno, que no pertenecen a este planeta, que su cuerpo es solo el envoltorio de su talento, de sus defectos, de sus dolores y de su formación y siempre les encuentro con la humildad del ser superior, mostrando sus obras a mortales, poco formados, pero que les ayudan a hacer época y ese es el caso de Aravena, que ha logrado la mixtura que sintetiza su firma acústica que resuena desde el silencio del oleo y el acrílico, en una suerte de expresionismo, cubismo y geometrismo, que entendidos se han dado a la tarea de llamar Aravenismo, porque el ser humano corriente, requiere el conceptualizar, para llevar a planos terrenales lo que no entiende y que no puede capturar espiritualmente desde el color y la textura.
En su mas reciente exposición, en la naciente galería Dejalón, pude observar sus inquietudes familiares expuestas en casi todas sus obras, donde la natividad del primogénito hace su entrada como un curso de milagros, donde el artista no deja de aprender, aunque viva en otro país y aunque exponga en otros, mas allá del océano.
Pablo Neruda, hizo lo suyo en la costa del Valparaíso natal, ejerciendo la influencia desde otro arte y él, se sintió preso en la cárcel de la frontera y decidió internacionalizarse y vivir en paz, cerca del ábside planetario, como único techo.
Enrique Aravena, nos muestra al humano en la tridimensión de su visión, puesto en la bidimensión del lienzo en uso de ángulos nasales tan rectos como la trinacria que todo lo vé y simboliza así la conducta del humano, que en uso de la ética deontológica, se apoya en la simetría y la dualidad de la danza o el caballo de palo, mujer con uvas, mujer con pompa, resurrección o el San Francisco, porque entiende que el arte si comprende a la religión y es tan antiguo como ella.
Bernardo Jurado
Aravena and Aravenism in Chile and Brazil |
By Sol Biderman The recent Enrique Aravena exhibit at the Frei Caneca Shopping Center in Sao Paulo was both a critical and commercial success for the Chilean artist who has adopted Brazil as his home for more than 25 years. Living in the bucolic town of Ibiuna, Aravena exhibits his paintings, mostly of the human figure, demonstrating a marked skill in using the planes, shadows, and tones to configure the expression of the human condition. It has been nearly a decade since Aravena decided to give up the hustle and bustle of Sao Paulo for the peace and creative quiet of Ibiuna. The place reminds him of the calm life he led in the interior of Chile, near the coast, south of Valparaiso, and not far from the home of the poet Pablo Neruda, who had made such an influence on the painter. Like Neruda, Aravena can only breathe the air of democracy. Suffering under the totalitarian military government of Chile, Aravena chose Brazil where he found the freedom to create. Some have classified his work as a mixture of expressionalism, cubism, and geometrism, but I would call it Aravenism, capturing the tristful spirit of the human condition through color, light and texture. What is especially gratifying for the artist is the success of the exhibit, with most of the works sold--demonstrating a remarkable public appeal. Aravena's works are currently part of collections and galleries in the United States, Japan, Chile, Argentina and Brazil. To see his work online visit his photos album in: https://picasaweb.google.com.br/octavio.aravena |
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